.

conselhodepastoresag@gmail.com

sábado, 28 de janeiro de 2017

UMA CHAMADA IRRESISTÍVEL

Jeremias 1:1-12

INTRODUÇÃO
Por que podemos afirmar que essa chamada de Deus a Jeremias foi irresistível? Porque ela foi feita quando ele nem havia sido gerado no ventre de sua mãe. O Senhor sabia como moldar aquele jovem e capacitá-lo para o ministério profético.

Quantas pessoas o Senhor não tem chamado para fazer a sua obra e elas tem se negado a ouvir a voz do Altíssimo, preferindo permanecer em seu mundo, caracterizado pela aversão ao Reino de Deus?

Apesar de estarmos em um contexto diferente, posso dizer que, assim como chamou e capacitou Jeremias no ministério profético, Deus está lhe chamando, convocando a seguir os seus caminhos, porque ele vai mudar a sua história e transforma-lo num profeta, pessoa que não tem medo de falar a verdade na ministração da palavra de Deus.

Jeremias foi separado por Deus para seu ministério profético ainda antes de nascer (v. 5). O apóstolo Paulo também foi escolhido do mesmo modo (Gl 1:15).

Vale ressaltar que Profeta é aquele prega a palavra de Deus, contando os fatos que irão acontecer com alguém de antemão, sempre usando a frase: ASSIM DIZ O SENHOR... OU fazendo uma predição.

Agora será que qualquer pessoa pode dizer que é profeta?
Ele vai pregar a palavra de Deus que é:
1. Reta – Sl 33:4
2. Pura – Pv 30:5
3. Eterna – Is 40:8

Se a palavra de Deus é tudo isso, como deve o profeta? Pense direito...
Amados, quando estamos pregando a palavra de Deus, estamos nos igualando a homens como Jesus Cristo, JOÃO, Timóteo, Tiago, Judas, Paulo, Tito, Lucas e Pedro.

Então, olhemos para a vida desses homens e assim devemos proceder na nossa vida diária.
Tema pessoas que vivem mentindo, caluniando, pecando, brigando, fazendo confusão por qualquer coisa, anda desordenadamente como crente e quando pega num microfone de alto intitula: Eu sou profeta de Deus; Ou tem aquelas pessoas que não conhece o seu dia a dia e proclama: “Fulano de tal é um profeta de Deus”.
Para ser profeta de Deus é preciso muito mais:
1. Vida exemplar de oração
2. Vida exemplar na leitura e estudo da palavra de Deus
3. Vida exemplar dentro e fora da igreja
4. Vida exemplar nos negócios – comprando ou vendendo
5. Vida exemplar socialmente – respeito aos outros
6. Vida exemplar no contato com todos os tipos de pessoas, suportando e amando-as
7. Vida exemplar em tudo: família, trabalho, escola... só ou acompanhado. Deus está nos vendo nos mínimos detalhes.

I. JEREMIAS ESCUTA DEUS CLARAMENTE NO SEU CORAÇÃO – V. 4
a) Esta foi a primeira profecia que se dá neste livro (Jeremias) e corresponde com o chamado de Jeremias

b) Antes que Jeremias fosse formado no ventre de sua mãe, foi constituído por profeta às nações.

c) A palavra “santifiquei-te” por profeta às nações significa “DESIGNADO”.
d) Sua mensagem não envolveria apenas Israel, mas também àquelas nações que tinham algo que ver com Israel.

II. JEREMIAS ENTENDE O CHAMADO, MAS CRIA UMA SITUAÇÃO PARA NÃO ACEITAR O CHAMADO – V. 6-6
a) Ah, não Senhor. Jeremias começa a inventar situações!
b) Eis que não sei falar...
c) Qual foi a razão da rejeição: Por ser inda um menino
d) Deus responde: “Porque a todos os que Eu te enviar, irás tu, e dirás tudo o que te mandar” – v. 7 

e) Jeremias foi alertado pelo Senhor de que a autoridade para sua mensagem residia naquele que o escolhera Deus escolhe pessoas que estão dispostas a cumprir o IDE de Jesus, pregando a palavra de Deus e alcançando vidas com testemunho sobre a pessoa de Jesus Cristo.

III. DEUS ENCORAJA JEREMIAS DIANTE DO INIMIGO -. V. 8
a) Exortação de Deus: “Não Temas diante deles, porque contigo estou para te livrar”. 
Deus havia falado essas mesmas palavras para Abraão (Gn 15:1), Moisés (Nm 21:34; Dt 3:2), Daniel (Dn 10:12 e 19); Maria (Lc 1:30).

b) Jeremias iria encontrar muitas dificuldades no exercício de seu ministério profético

c) Isto não é diferente em alguns setores da sociedade, pois havido muita perseguição à palavra de Deus e aos profetas que explicam essa palavra.


IV. DEUS CONSAGRA JEREMIAS AO MINISTÉRIO PROFÉTICO – vs. 9-10

a) Disse o Senhor a Jeremias: Eis que ponho as minhas palavras em tua boa.

b) Essa frase “Eis que ponho as minhas palavras em tua boa”, explica a inspiração. A boca era de Jeremias, mas as palavras eram de Deus” – 2 Tm 3:16-17

c) Olha que te ponho neste dia sobre nações e sobre reinos, para arrancares e para destruíres, e para arruinares e para derrubares, e para também edificares e para plantares.
d) Jeremias haveria de profetizar destruição e bênção

V. DEUS FAZ UMA PREMESSA A JEREMIAS – v. 11-12
a) A amendoeira serviu para assegurar Jeremias de que Deus não estava adormecido, mas que velava para fazer a sua vontade;

b) Jeremias, você precisa entender um detalhes: “Eu velo sobre a minha palavra para cumprir”

c) Deus tinha urgência no ministério profético de Jeremias, pois iria falar claramente através dele pelo menos a respeito de Jerusalém e Judá.


CONCLUSÃO:

Falamos que Jeremias escutou Deus claramente no seu coração; entendeu o chamado, mas criou uma situação vexatória para não aceitar o chamado do Senhor.

Contudo, Deus encoraja Jeremias diante dos inimigos e lhe faz uma mensagem de paz, de amor e de esperança na pessoa de Jesus Cristo.
Ele quer mudar sua história. 

Nenhum comentário: