.

conselhodepastoresag@gmail.com

PR. DANIEL GRISI

O Poder do Evangelho Jesus Cristo

TEXTO: Rm 1:16-17 “Porque eu não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele a justiça de Deus é revelada, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá pela fé”.

ICT: O evangelho é as boas novas de salvação por meio da fé em Jesus Cristo.

TESE: O evangelho é a melhor noticia que o ser humano poderia receber em todos os tempos.

INTRODUÇÃO: Os versos que acabamos de ler constituem o tema da carta aos Romanos: “A salvação exclusivamente por meio da fé em Jesus Cristo, a Justificação através da expiação substituta de Cristo e o poder transformador do evangelho”. Evangelho que é uma palavra transliterada do grego “Evangelion” que significa “boas novas” o homem que tinha perdido sua comunhão com o criador por causa do pecado tem a chance de ser emancipado do maior mal proporcionado pelo pecado que é a morte eterna para o maior bem da graça de Deus que é a vida eterna.

         Esse texto é tão profundo que mudou para sempre pessoas como Martinho Lutero; Ele entendeu que o que estava implícito aqui não era a justiça retribuidora de Deus, mas a justiça gratuitamente imputada ao pecador pela soberana graça de Senhor.

         A justiça retribuidora de Deus seria que o Senhor nos desse o que merecíamos, o castigo, a morte, a separação eterna, as chamas dolorosas do inferno.

Mas, ao invés disso ELE NOS AMOU E NOS AMA DE UMA FORMA TÃO MARAVILHOSA E INCONDICIONAL que entregou seu único filho para morrer em nosso lugar. Sua justiça justifica todo ser humano que crê no sacrifício salvífico de Cristo Jesus naquela cruz e ESSA é AO BOAS NOVAS DA SALVAÇÃO!

Isso impactou definitivamente a vida de Martinho Lutero, antes ele se castigava devido ao pecado que insistia em persegui-lo, a partir desse ponto, a Escritura tornou-se um livro de luz e alegria, a paz de Deus agora enchia o coração do reformador.

Não importa o que você é: Judeu ou grego, livre ou escravo, branco ou negro, rico ou pobre, adultero, prostituta, dependente químico, ladrão, homossexual, mentiroso, não importa, O EVANGELHO PODE MUDAR QUALQUER PESSOA! O EVANGELHO PODE TRANSFORMAR QUALQUER SITUAÇÃO!

Hoje no dia do Evangelho quero refletir com vocês nesse poder que as boas novas têm de salvar e transformar vidas e como tudo isso está tão próximo a todos nós! 

O Poder do Evangelho de Jesus Cristo!

TÓPICOS:
1º) O Evangelho Salva –
Rm 10:9 “Se, com tua boca, confessares que Jesus é Senhor, e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”.

         Paulo experimentou a maravilhosa graça de Deus no caminho para Damasco, sua vida mudou por completo quando ouviu a solene frase de Jesus: “Saulo, Saulo por que me persegues?”. Paulo entendeu que estava tão longe da verdade e que sua conduta estava o distanciando cada vez de Deus.

         Eu quero que você entenda que estávamos destituídos da glória de Deus como está escrito em Romanos 3:23, no inicio da criação o homem desobedeceu ao Senhor e provou da árvore do conhecimento do bem e do mal.

       A consequência foi devastadora, o pecado entrou no mundo, a corrupção entrou no coração da humanidade e um grande abismo separou o HOMEM DE DEUS!

         As guerras, a fome, as drogas, a maldade, e todo tipo devassidão embriagou a mente e o coração do homem. A consequência disso tudo: A MORTE ETERNA longe de Deus. Como está escrito em Romanos 6:23 “o SALÁRIO DO PECADO”.

         Mas Deus Ama a humanidade de uma maneira tão maravilhosa que entregou seu único filho para morrer em nosso lugar!
Jo 3:16-21.

         Tenho anunciado o “EVANGELHO” em muitas casas e para muitas pessoas e o que tenho percebido é que uma grande maioria não entende o que é salvação, conversão e o plano de Deus para a humanidade. Muitos acham que CRER É ACREDITAR EM DEUS , que ser uma pessoa boa, fazer boas ações, ajudar o próximo é o suficiente para ir para o céu. 
   
É preciso entender que Aquele que confessa Jesus como seu “SENHOR” é porque se torna “SERVO” e tem atitude de “SERVO”, por tanto, saí da escuridão das trevas e vem para luz, confessando os pecados ao Senhor, se arrependendo desses pecados vivendo a METANÓIA, A MUDANÇA DE MENTE E ATITUDE!

É impossível alguém se dizer de Jesus, ou servo de Jesus e continuar com as mesmas práticas, é por isso que AS BOAS NOVAS TRAZ A MAIOR BENÇÃO DE TODAS – A SALVAÇÃO!

A verdade é esta: Todos nascem afastados de Deus, destituídos da glória de Deus, todos nascem manchados pelo pecado e separados de Deus por um grande e terrível ABISMO!


Em Damasco Saulo de Tarso teve um encontro verdadeiro com Jesus, ele e converteu e se tornou o maior de todos os missionários e pregadores da palavra de Deus, de PERSEGUIDOR DOS CRISTÃOS À PERSEGUIDO E ODIADO POR PREGAR O EVANGELHO! 

2º) O Evangelho Restaura –
Salmos 147:3 “Somente Ele sara os quebrantados de coração, e cuida de suas feridas”.
Mateus 11:28 “Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso”.

         Eu nunca vi o evangelho maltratar ninguém, pelo contrário, as palavras de Jesus Cristo veem como um bálsamo restaurador, que cura as feridas da alma.

         Quantas pessoas aqui presentes e as que nos ouvem em casa que estão sofrendo por causa das circunstâncias da vida, chorando com um vazio dentro delas.

         Pessoas levando cargas pesadas demais para suportar, casamento arruinado, problemas financeiros, filhos nas drogas, brigas entre pais e filhos, falta de respeito dentro da própria casa.

         A esperança foi embora, tem gente pensando em suicídio como se fosse à solução, gente querendo abandonar a caminhada cristã por que se decepcionou com algum irmão ou líder de sua igreja.

         Nesta noite eu quero dizer para você que o Evangelho de Jesus pode RESTAURAR a tua vida, RESTAURAR tua família, a dor que você esta sentindo pode desaparecer, a decepção que te machuca pode dar lugar ao perdão.

         Se você clamar por Jesus nesta noite e dizer: Senhor me ajuda, cuida de mim! Tira essa carga das minhas costas e me ajuda a seguir em frente!

         O EVANGELHO RESTAURA aqueles que o buscam, o texto diz: “Vinde a mim” então corra para os braços do Pai!

3º) O Evangelho Ensina –
João 14:26 “Mas o Advogado, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as verdades e vos fará lembrar tuto o que Eu vos disse”.

         Jesus nos deixou ensinamentos maravilhosos e com eles poderemos vencer muitos desafios que a vida nos impõe, por isso, a importância de aprender com o evangelho. Jesus nos ensina a:

3.1 – Amar –
1 Jo 4:19-21 “Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro. Se alguém declarar: Eu amo a Deus, porém odiar a seu irmão, é mentiroso, porquanto quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não enxerga. Ora, Ele nos entregou este mandamento: quem ama a Deus, ame de igual a seu irmão”.

3.2 – Perdoar –
Mateus 6:14-15 “Pois, se perdoardes aos homens as suas ofensas, assim também vosso Pai celeste vos perdoará. Entretanto, se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas”.

         A falta de perdão é coisa séria demais para não deixar de praticar, quem não perdoa adoece, já vi matérias cientificas que comprovaram doenças físicas relacionadas à falta de perdão, como ÚLCERAS, por exemplo.

         Quando não conseguimos perdoar alguém é como se um sinal vermelho acendesse sobre nossas vidas espirituais aguardando nossa atitude em perdoar.

         Aquele que recebe o perdão de Deus não pode negar o perdão para ninguém, pense nisso!

3.3 – Nos Relacionar com Deus –
         Desde o início que o Senhor quis ter um relacionamento com o homem, quando ele visitava Adão e Eva ao entardecer do dia para ter intimidade com eles.

         Deus quer ter comunhão com você meu irmão, não mantenha distância Dele e Jesus é o caminho para esse relacionamento, FECHE OS OLHOS AGORA E REPITA COMIGO: SENHOR QUERO TE CONHECER MAIS E MAIS!

4º) O Evangelho Confronta –
Rm 1:16a “Não me Envergonho do evangelho”.

         Paulo começa o verso dezesseis dizendo “NÃO ME ENVERGONHO”,
·        Como se envergonhar das palavras de vida eterna?
·        Como ter vergonha de algo tão maravilhoso que muda histórias?
·        Que salva vidas, que restaura famílias?
·        Relacionamentos e as feridas da alma?
·        Como ter vergonha de algo que nos ensina o caminho certo?

NÃO CRENTES - Mas muitos tem tido vergonha do evangelho quando não o aceita, quando o rejeita por vergonha dos amigos, dos vizinhos, da própria família.

CRENTES – Mas muitos tem tido vergonha quando não cumprem o IDE DO SENHOR, como posso me calar quando conheço a verdade e não a compartilho?

Você demonstra vergonha do evangelho quando não coopera com sua igreja ao anunciar as BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO!

Lembre que você foi alcançado um dia pelo Evangelho e teve a vida transformada por que alguém NÃO TEVE VERGONHA!

·        O que você tem feito para o Reino de Deus?
·        Peça perdão a Deus agora mesmo e assuma a responsabilidade de membro do corpo de Cristo e cumpra o IDE de Jesus;
·        Avance, pregue, testemunhe o que Jesus já fez em sua vida;

5º) O Evangelho é o Maior Tesouro da Terra –
Hebreus 11:24-26 “Pela fé Moisés, sendo já crescido, recusou ser chamado filho da filha de Faraó. Escolhendo antes ser afligido com o povo de Deus, do que por um período desfrutar do gozo do pecado. Considerando a desonra de Cristo como riqueza maior do que os tesouros do Egito; por que tinha em vista a recompensa do galardão”.

Autor: Daniel Grisi

Ele e pastor da Igreja Batista de Alagoa Grande, no interior da Paraíba.


_________________________________
OBS:
O presente sermão pode ser utilizado por qualquer servo do Senhor, porém recomendamos citar o autor.

Nenhum comentário: